Mensagem






ESTUDOS BÍBLICOS

 

Conhecidos pelos frutos(parte 1)

Por cassiooliv

125786

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?(Mt 7:16)

Um dos acontecimentos maos atípicos que aconteceu no ministério de Jesus foi quando saindo de Betânia amaldiçoou uma figueira. Diz a palavra que tendo fome,Cristo não encontou naquela árvore frutos,apenas folhas (Mc 11:13). O interessante dessa árvore é que ela tinha “de longe” uma visão que atraísse a visão de Jesus,provavelmente por ter muitas folhas, mas não possuia frutos.Segundo estudo a figueira desenvolve os frutos, os figos, a medida que suas folhas crescem. Os frutos da figueira só serão visíveis depois de algum tempo, em torno de 3 anos. Nesta passagem, Jesus fala a esta figueira: “Nunca mais coma fruto de ti”.
No outro dia, Jesus e seus discípulos passando pela manhã viram que a figueira tinha se secado desde as raízes(Mc 11:20). Muitos poderiam indagar: “Por que Jesus amaldiçoou aquela figueira?”
A resposta para esta questão está no significado da figueira. A fonte de alimento mais acessível em Israel provia da figueira. A figueira era uma árvore que dava muitos frutos, só que no seu tempo. No caso citado,aquela figueira já deveria ter dado algum fruto, mas não foi o que se viu. Jesus viu apenas folhas. A figueira também significava na simbologia, a Israel. Hoje a igreja de Jesus é a Israel de Deus. Da mesma forma que aquela figueira deveria ter frutos, a igreja precisa produzir “frutos” para que sirva de alimento “espiritual” para outros que desejam se alimentar. Não somente em quantidade, mas de qualidade, ou seja bons frutos, para que também o Senhor se agrade.
Jesus mesmo disse: “Pelos frutos o conhecereis”(Mt 7:20). Infelizmente, algumas , ditas, “igrejas cristãs”, são como aquela figueira, “cheia de folhas”, mas desprovidas de frutos. A realidade que temos visto são igrejas muitas vezes “cheias”,que aparentemente frutíferas, mas que são espiritualmente vazias,ou seja, estéreis.
Certa vez ouvi essa expressão. “O que se tem hoje são igrejas cheias de pessoas vazias”. Em muitos lugares essa que é a realidade. Por isso não é uma questão apenas de quantidade de fruto, mas qualidade dos frutos. Disse-lhes Jesus: Assim toda árvore boa, produz “bons frutos” e toda árvore má produz frutos maus(Mt 7:17). Jesus não disse muitas árvores e muitos frutos, mas a árvore boa produzirá “bons frutos”.

Devemos refletir nisso: Será que como IGREJA temos dado fruto?

Jesus não pede apenas o ir e pregar a toda criatura(Mc 16:15).
Mas pede, ir , fazer discípulos e ensinar a Sua palavra(Mt 28:19-20).

Os falsos frutos – E falando isso, também se referia aos falsos profetas, que viriam em Seu nome, fazendo até muitas maravilhas,mas que não faziam a vontade de Deus(Mt 7:15-23). Hoje, muitos intitulados, “profetas dessa geração” tem se assemelhado aos do antigo testamento, pois profetizam apenas os que as pessoas desejm ouvir e não o que precisam. Tais profetas vivem a bajular povo com “palavras proféticas vitoriosas“,esperanças terrenas, buscando sempre o fruto para si, a vanglória humana.
Por motivos financeiros e avareza engodam almas insconstantes do conhecimento de Deus(2 Pe 2:14).
O apóstolo Paulo mesmo dizia que o evangelho a ele confiado veio para agradar a Deus e não a homens. Também dizia que sua linguagem não era lisongeira. E que não usava de avareza, nem buscava glória humana(I Ts 2:3-6).

Que diferença a tais profetas hoje, não é mesmo?

Certa vez, uma irmã me relatou que uma congregação que frequentava exigia além do dízimo e das ofertas alçadas, as primícias da sua renda. Não questiono nisso a verdade bíblica das primícias, mas a intenção humana atrás dessa verdade.Com que intenção muitos tem trazido de volta doutrinas como essa. O interessante é que muitos desses “profetas” é que eles estão mais preocupados com os frutos da renda do crente, do que ver o crente dar fruto. Por que será?
Quando Jesus amaldiçoou a figueira, logo em seguida, foi a Jerusalém purificar o templo que havia sido corrompido pela religiosidade e extorsão que havia na Casa de Deus.(Mc 11:13-20). Seria apenas coincidências essas passagens? Não. Elas estão relacionados entre si… Uma figueira seca e uma igreja destruída. Devemos nos atentar não apenas para aparência exterior da igreja, mas a sua condição interior.

Segundo o comentarista da Bíblia de *estudo pentecostal 5 características podemos ver daquilo que é falso. Abaixo alguns frutos deles.

1)Cristãos professos mais leais a indivíduos do que a palavra de Deus.
2)Seguirão e se ocuparão com seus desejos e com glória dos homens
3)Serão discípulos que aceitam doutrinas e tradições de homens, mesmo que isso contradiga a Palavra de Deus
4)Buscarão mais as experiências religiosoas e manifestações sobrenaturais do que a palavra de Deus e seus padrões de justiça.
5)Não suportarão a sã doutrina, mas procurarão mestres e profetas que lhes oferaçam a salvação

Tenho visto gradativamente a Lei voltar reger em algumas congregações cristãs em costumes, doutrinas e etc.. E junto com a lei vem toda a religiosidade hipócrita que a influenciava. E como muitas pessoas não procuram examinar os frutos da vida nesses religiosos e seus ensinos conforme as escrituras é muito fácil ser enganado por todo tipo de apostasia e ensino.

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça(Jo 7:24).

 

Conhecidos pelos frutos (parte 2) – Frutos de Justiça

Por cassiooliv

frutos

E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.(Fp 1:9-11)

Mais do que falar de justiça, devemos viver em justiça. Devemos dar frutos de justoça para Deus. A palavra de Deus diz que o Senhor esquedrinha o coraçãom prova os pensamentos dando cada um segundo o proceder, segundo o fruto de suas ações(Jr 21:14;Jr 17:10).

Aquilo que o homem semear, isso também ceifará(Gl 6:7).

Existe um princípio espiritual que é: Aquele que semeia pouco, pouco ceifará.
Aquele que semeia em abundância, em abundância ceifará(2 Cor 9:9).

Isso serve para todas as áreas da nossa vida. Também diz a palavra de Deus:

“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;”(2 Cor 9:10)

O Senhor sabe o por que,como e quanto semeamos e principalmente “qual a motivação” do nosso coração nesta lei de semeadura. A palavra diz:

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna(Gl 6:8).

Resumindo, se o Senhor não achar verdadeiros frutos de justiça em nossa vida, em vão trabalharemos.

A Bíblia fala no livro de Mateus no capítulo 21 a párabola dos lavradores maus que acabaram não cuidando daquilo que foi dado pelo proprietário, ou seja, Deus. No final tudo que foi feito foi arrendado por aqueles trabalhadores foi arrendado para verdadeiros trabalhadoresm que lhe paguem os frutos no seu devido tempo (Mt 21:33-41). Tem muitos hoje que são como aqueles trabalhadores que rejeitam a justiça de Deus, espancando o Filho(Jesus) com sua ganância, seu descompromisso e irresponsabilidade.Embora o respeitem de boca, o negam de fato. Ao inves de cultivar a vinha, esquecem ,abandonam e não dão frutos.
Só procuram receber o salário do trabalho, muitas vezes, fruto de corrupção. Com isso, surge ervas daninhas que fazem com que não haja frutos na vinha.

O fruto do justo – Se no Senhor agirmos em justiça produziremos frutos. Diz o livro de provérbios que a raíz dis justos produzirá os seus frutos e não será removida (Pv 12:3;12). Aquele que ouve a palavra de Deus acolhendo em seu coração(boa terra) dará muito fruto(Mc 4:8).
Pois o fruto do justo é a árvore da vida e o que ganha almas é sábio(Pv 11:30).

É como árvore da vida, ou seja, é fonte de vida eterna, que serve de alimento e produz sombra para aqueles que nela se abrigam. O Fruto da justiça é viver Jesus, como Jesus viveu.

Infelizmente, por aumentar a iniquidade temos vistos muitos frutos podres e superficiais na Igreja de Deus. Tanto em lideranças, como na vida de muitos cristãos em geral falta-lhes frutos. Muitos até aparentam ser fruto de justiça de Deus, mas interiormente não são. Falta a muitos desses verdadeiros frutos de justiça e arrependimento.

 

com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim(Gl 2:20)

 

Conhecidos pelos frutos – Frutos de Arrependimento (Parte 3)

Por cassiooliv

images

O profeta João Batista dizia: “Produzi, pois frutos dignos de arrependimento(Mt 3:8). Dizia isso diante de muitos religiosos que vinham ao batismo que eram os fariseus e saduceus. Os fariseus eram considerados doutores da lei,pois observavam todo o AT. Consideravam crentes aqueles que obedeciam a lei e as regras. Eram legalistas.
Já os saduceus eram um grupo que aparentemente observavam a Lei, mas na prática negavam o ensino. Eram mais liberais e não criam no sobrenatural de Deus como os milagres e nos anjos. Também não criam na ressurreição, na imortalidade e no juízo de Deus.Tinham uma vida voltada ao mundanismo da época.

Ambos, conhecedores das escrituras, mas cujo coração era corrompido pela ganância, poder e vanglória.

Interessante que também no cristianismo de hoje existe esse “espírito religioso”, a classe desses dois grupos que interpretam a palavra de Deus conforme convém. Ambos foram rejeitados por Jesus por sua religiosidade e por viver apenas a letra da lei. Tem muitas pessoas hoje que precisam se arrepender, pois não vivem o que pregam, nem andam conforme os frutos da justiça de Deus. O arrependimento vem acompanhado com o fruto da justiça de Deus que é o juízo, a misericórdia e a fé(Mt 23:23). A verdadeira conversão consiste no abandono ao pecado habitual e numa transformação real em Cristo.

O que se vê hoje, como se via no AT, é um proselitismo pessoal e legalista sem base no arrependimento e conversão, mas na adesão de membros e obervância de leis religiosas das suas “próprias igrejas”.

Judas, servo de Jesus (não o que trauiu) referindo-se aos religiosos, escreve em sua epístola que muitos são como árvores murchas(em plena estação dos frutos), ou seja ,infrutíferas, duas vezes mortas (morte espiritual e terrena) e sem raiz(desrraigadas/sem raiz em Deus).

Judas cita 3 personagens bíblicos que refletem também a apostasia de nossos dias: Caim, Balãao e Corá.

- Caim representa a inveja,o desejo de vingança e a intenção maligna. Caim sacrificou a Deus, mas suas motivações eram erradas, sendo abominação para o Senhor como diz a palavra em Pv 21:27.

- Balaão representa o engano pela ganância, por poder e também pela feitiçaria que “abençoa e amaldiçoa”, quem é de Deus. Ele conhecia o verdadeiro Deus. mas preferiiu viver a sua própria vontade.
Muitos líderes fazem campanhas “santas” e quando elas não funcionam ma vida das pessoas alegam falta de fé. Muitos expulsam demônios, mas incentivam seus fieis a pecarem de uma forma leviana com seus rituais de ganância. Os filhos de Balaão amaldiçoam e bendizem.

- Corá representa a rebeldia, a antiga insubmissão a líderes constituídos e a Deus. Corá era líder, mas queria mais do que desempenhava(Nm 16:8). Sua inveja e ambição foram motivos de sua morte. E não somente ele. mas todos que se rebelaram junto com ele, pois irritaram o Senhor (Nm 16:30).

Muitos acham que isso é uma questão pessoal, mas a palavra diz que não devemos ser coniventes com as obras infrutíferas das trevas(Ef 5:11). Pessoas que vivem errado, ensinam errado. Princípios espirituais deturpados influenciam sim a vida de muitas pessoas.
Lembrem-se de Corá. E essa trevas não se refere ao mundo, mas principalmente a igreja de Deus,onde esta carta foi endereçada.

Tem muitos líderes em algumas igrejas que preenchem todas estas características: Ganância,rebeldia, inveja e desejo de vingança. Pode esses líderes hoje expulsarem demônios, profetizaremm fazer maravilhas, mas não serão conhecidos por Jesus, pois praticam iniquidade e não produzem frutos.(Mt 7:23).

Por isso é preciso haja arrependimento e conversão enquanto se pode, para que sejam apagados os pecados e venham tempos de refrigério(at 3:19). É necessário que isso aconteça para que o crente produza os verdadeiros frutos do Espírito.

É preciso se arrepender

 

Conhecidos pelos frutos – Frutos do Espírito (Parte final)

Por cassiooliv

frutos2

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. (Ef 5:22-25)

Aquele que verdadeiramente se arrepende e se converte produz frutos da natureza de Deus em sua vida. Através da obra do Espírito Santo muitos frutos de uma vida transformada cresce na vida do verdadeiro cristão. Os frutos são amor, paz, alegria, bondade, mansidão, benignidade, fidelidade, paciência e domínio próprio.(Gl 5:23). Mas para que a nova natureza cresça e dê fruto é preciso que morra a velha(Jo 12:24;Cl 3:5). Devemos crucificar a carne, com suas paixões e conscupiciências para que frutifiquemos em Deus e para Ele. (Gl 5:24;Rm 7:4). Diz a palavra qie toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo(Mt 3:10, 7:19). Devemos portanto é observar os frutos espirituais e buscar tê-los. Devemos ser testemunhos aos outros, Que frutos temos dado as pessoas? Que frutos temos dado a Deus? Temos sido conhecidos pelos nossos frutos ?
Jesus mesmo disse: Todo ramo que estando em mim, não der fruto, ele o corta, e todo que dá fruto, Ele limpa, para que produza mais fruto ainda (Jo 15:2). Ele disse: Aquele que ” estando Nele” não der fruto, Ele corta, ou seja,tem que fazer nascer novamente. Já aqueles que dá fruto, Ele apenas limpa, ou seja, santifica a vida deste cristão para que dê mais frutos. Diz mais: Quem permanece em mim, ei Eu nele, esse dá muito frutom pois sem mim nada podes fazer (Jo 15:5). Muitas vezes para limpar os ramos frutíferos o Senhor usa de disciplina(Jo 15:2-3;Hb 12:10-11). Nem todos entendem esta correçãoi de Deus. A correção vem pela sua palavra, por isso, devemos estar como ramos ligado na árvore pela palavra de Deus. Longe da árvore somos infrutíferos. Se tivermos ligados, seremos seus discípulos, ganharemos almas para Deus e faremos outros para sua glória(Jo 15:8;Pv 11;30b).

O Senhor nos chama para que possamos dar frutos que permaneçam (Jo 15:16). Tais frutos que possam passar e permanecer diante de ventos contrários e estações desfavoráveis. Aquele que permanece em Deus, frutifica, pois sabe que no tempo certo dará seus frutos. Não somente frutos externos, mas internos, pois assim diz a palavra de Deus que aquele que teme ao Senhor terá uma família frutífera(Sl 128:1-6).
Estes justos são como árvore plantada junto a corrente de águas que no devido tempo dá os seus frutos e cuka folhagem não murcha e tudo quanto ele fizer será bem, sucedido(Sl 1:3). Mesmo na velice ainda darão seus frutos, serão viçosas e florescentes para anunciarem que o Senhor é reto, uma rocha, e Nele não há inhustiça(Sl 92:14-15). Aquele que não cuidar bem dos frutos do Senhor, Ele avisa:

“Portanto, eu vos digo, que o Reino de Deus vos será tirtado e será dado a uma nação que dê os seus frutos”(Mt 21:43).